Parábola do semeador - Mateus 13
A ideia do blog surgiu daqui, por isso não tinha como começar com outro texto.
Algumas pessoas ouvem a palavra de Deus mas não entendem. Outras ouvem, entendem, se entusiasmam por um tempo mas logo perdem a alegria quando as tribulações começam a aparecer. Outras pessoas estão tão focadas em seus problemas pessoais e dificuldades da vida que acabam se esquecendo do grande recurso espiritual que é a palavra de Deus e assim “sufocam” a semente, mas aquele que tem o terreno preparado com terra adubada, úmida e nutrida entende a palavra de Deus, colhe 100, 60 e 30 por 1.
Todos temos acesso à semente. A semente é a palavra de Deus que trás as promessas Dele para se cumprir em nossas vidas. A forma como lidamos com a semente diz muito sobre os resultados que teremos.
Como matamos a semente?
1. Quando não demonstramos o mínimo interesse em querer crescer. A semente não pode germinar aonde não tem terra.
2. Quando não buscamos ler e compreender o que Deus está falando conosco através da sua palavra. Ler somente não basta. A terra precisa ser arada, nutrida e fertilizada para receber a semente. Eu já li a bíblia algumas vezes e é interessante como todas as vezes que releio tenho uma nova percepção sobre cada mensagem. Tenho certeza que isso já aconteceu com você também. Passei a entender melhor depois que me desapeguei de metas para terminar a leitura da Bíblia e foquei no que Deus poderia falar comigo ali.
3. Quando não temos constância. Entre o “plantar e o colher” existe o “regar e esperar”. A falta de constância está em se alegrar com as promessas e depois deixar se levar pela preguiça ou desânimo. Você já passou por fases de orar todos os dias, ler a Bíblia e louvar com entusiasmo? Aí, começam a aparecer dificuldades e essa empolgação acaba, e quando você se dá conta, nem orar você tem orado mais. Ao chegar ao frio fundo do poço você se lembra de Deus e volta a repetir todo o ciclo. Se quisermos colher, precisamos insistir na rotina que exige o processo do plantio, mesmo que ele seja cansativo e ainda não veja sinais de vegetação sobre o solo. Priorize o seu tempo com Deus todos os dias.
4. Quando colocamos as nossas dificuldades em primeiro lugar. Queremos focar em resolver os problemas antes de ir servir a Deus, quando deveria ser o contrário, ao buscar ao Senhor em primeiro lugar, todas as outras coisas serão acrescentadas, lembra? Eu sei, as vezes esquecemos disso. Se abafar a semente ela sufoca e morre.
5. Quando não fazemos nada com o que temos nas mãos. Temos tantas promessas para as nossas vidas, tantas sementes para serem germinadas e darem frutos, mas muitas vezes ficamos parados observando apenas o saco de sementes sem tomar a atitude de plantar e ver as coisas acontecerem. Talentos enterrados, projetos engavetados, sonhos adormecidos. Te lembra alguma coisa? Se não plantarmos os corvos vêm comer a semente, aí você vai reclamar das sementes que perdeu em vez de focar nas sementes que restaram. Perdemos tempo correndo atrás dos corvos enquanto outras sementes esperam para serem plantadas.
Você conseguiu entender que Deus nos dá todas as condições para uma vida próspera mas depende exclusivamente de nós para as coisas aconteçam? A boa semente é Ele quem dá e todos nós temos acesso à ela, mas o arar, adubar, molhar, nutrir, limpar evas daninhas, espantar corvos, administrar adversidades como lidar com a seca, com as chuvas, com as lagartas, com os fungos, a colheita e o armazenamento é função nossa. Pare de reclamar e comece a agir!
“Não vou plantar porque vai chover no mês que vem.”
“Não vou plantar porque a terra está muito seca.”
“Não vou plantar porque ninguém me ajuda.”
Enquanto você reclama ou procura desculpas a sua semente está secando.
Tenha um dia incrível! 😘

Comentários
Postar um comentário