Faça como a formiga, preguiçoso Provérbios 6
Quem faz qualquer tipo de acordo com pessoas de má índole ficam presas a ela, sejam financeiramente, emocionalmente ou por guardar informações sigilosas que geram chantagens. Não negocie nada com pessoas de mau coração, peça sabedoria a Deus para identificá-las antes de fechar qualquer parceria. Se, porventura, isso já tenha acontecido, não descanse enquanto não desfizer os negócios ou qualquer vínculo que o ligue a essa pessoa e afaste-se dela.
Não se deixe dominar pela preguiça. O preguiçoso não prospera. Há várias formas de identificar sinais de preguiça que podem ser evitados:
. Função “soneca” do celular;
. Horas no celular vendo coisas inúteis;
. Passar muito tempo no trabalho conversando coisas que nada agregam à sua vida;
. Levar o celular para o banheiro e esquecer das horas.
Poderia listar vários outros hábitos. Tudo isso é o domínio da preguiça.
A Bíblia cita a formiga como um exemplo, pois:
Ela é autônoma: Sabe o que precisa ser feito e não espera que ninguém ordene, supervisione, ou confira o seu trabalho. Ela faz o seu trabalho.
Ela é econômica: Trabalha enquanto pode e faz suas reservas porque sabe que, os tempos difíceis vão chegar e ela não poderá trabalhar, mas terá suprimentos para ela e para sua família;
Ela é organizada: Mesmo sem que ninguém coordene, ela faz o seu trabalho sem perder o alinhamento, a fila até o formigueiro, por seguirem um processo. Imagine se as formigas resolvem entrar todas de uma vez pela mesma entrada do formigueiro, carregando fardos maiores que os seus corpos? Seria impossível ter ordem. Processos funcionam. Defina um passo a passo do seu trabalho de modo que, ao acostumar com a rotina, esse processo se torne fácil e rápido.
Ela é confiante: Ela sabe que o processo é cansativo mas confia no resultado. Seguir o fluxo do processo, fazer o que precisa ser feito mesmo que ninguém esteja olhando. A recompensa é desfrutar do período de escassez sem preocupação alguma.
Autonomia - Economia - Ordem - Processo - Confiar

Comentários
Postar um comentário