O princípio da sabedoria - Provérbios 1

Os provérbio ajudarão a experimentar a sabedoria.
Quem busca sabedoria precisa compreender que o temor ao Senhor e a disciplina são a base, o princípio para todo conhecimento. 
Tudo o que você busca nos livros de inteligência emocional, autoajuda, autoconhecimento, inteligência financeira e relacionamentos foram escritos pelo homem mais inteligente que já existiu.

Quem deseja instruir os mais jovens influenciando-os e sendo exemplo, precisa ser justa, direita e correta.

Sábio é quem dá ouvidos à palavra de Deus e aceita orientações para aumentar o seu conhecimento.

É impossível absorver o real conhecimento sem o temor ao Senhor.

Não despreze o que você aprendeu na casa de seus pais.

Não se una à pessoas más, principalmente se te convidarem a fazer o mal também. Saiba identificá-las pela sua postura, palavras e ações: quem fala mal dos outros, quem é desonesto ou faz qualquer coisa para prejudicar o próximo. O resultado de fazer o mal ao próximo é receber na mesma proporção.
A sabedoria está disponível para todos os que a buscam, todos podem ter acesso a ela, mas poucos a querem de verdade.
O senhor revela a sua sabedoria aos que buscam e acatam suas repreensões.
Não seguir as orientações e repreensões do Senhor nos leva à consequências contrárias ao que esperamos. O que tanto tememos passa a acontecer, seus medos, suas palavras negativas são atraídas para a realidade.

Quando os dias maus chegarem será inútil clamar ao Senhor pois Ele não ouvirá nem atenderá, visto que recusaram o temor do Senhor e seus ensinamentos.
Mas, Deus não perdoa? Sim, com toda certeza! Ele é Deus amoroso, misericordioso e perdoa os nossos erros, mas todo ato tem consequência. 
Se você dirige em alta velocidade, mesmo sabendo que não deve, e causa um acidente fatal a uma vítima, mesmo com todo arrependimento, mesmo que você passe a mudar a sua forma de conduzir seu veículo à partir dali, e mesmo que a família da vítima te perdoe, ainda assim você terá que arcar com as consequências do seu erro, certo? Com o pecado não é diferente. Você se arrepende e deixa de pecar, mas o que você havia feito até ali terá consequências em alguma área da sua vida, de acordo com o ato em si, comerá do fruto que foi plantado.

Quem der ouvidos ao Senhor viverá em segurança e ficará tranquilo.

Comentários